O Instituto recebeu várias reclamações de clientes da 123 Milhas que receberam mensagens por meio do Whatsapp solicitando dados pessoais.
Os golpistas estão se passando por representante do Sac da 123 Milhas ou de uma "Comission Federal de Comercio", solicitando que os consumidores preencham um formulário com dados pessoais, inclusive financeiros, como cartão de crédito, validade e código de segurança.
Em entrevista para o Bom Dia RJ, Renata Ruback, diretora do IBCTD no Rio de Janeiro diz que "Não é comum empresas entrarem em contato por telefone ou mensagens pedindo dados pessoais, especialmente dados financeiros. Mesmo que ele tenha os seus dados, não confirme se não tiver certeza sobre a veracidade daquele protocolo".
"O que a gente recomenda totalmente é que não responda, porque isso é golpe. Nós inclusive noticiamos a Secretaria Nacional do Consumidor e a Agência Nacional de Proteção de Dados, porque isso é vazamento de dados também. E que de maneira alguma respondam isso ou envie qualquer tipo de dados em mensagens recebidas via Whatsapp", diz o Presidente do IBCTD, Moysés Bendahan, a Rádio Tupi.
A empresa 123 Milhas nega que houve vazamentos de dados. Entretanto, o IBCTD encaminhou a denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor, gestora do portal consumidor.gov.br, ao Reclame Aqui e Autoridade Nacional de Proteção de Dados - para investigação se houve vazamento de informações sensíveis.
IBCTD na Imprensa
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