O TikTok recebeu uma multa de € 345 milhões por exposição das regras de privacidade de dados de crianças, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda descobriu que a rede social infringiu o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) em relação à privacidade e exposição de dados de crianças na plataforma.
A decisão final do caso saiu na sexta-feira passada, 15, após investigação do processamento dos dados entre julho e dezembro de 2020.
A plataforma foi multada em 345 milhões de euros e obrigada a entrar em conformidade com as regulamentações no prazo de três meses.
Entre as acusações, a DPC da Irlanda apontou:
Contas de usuários menores de 16 anos como “públicas por padrão”, permitindo que qualquer pessoa pode exibir o conteúdo do usuário;
Não verificação pelo Tik Tok se a conta era ou não emparelhada pelo pai ou responsável, permitindo mensagens diretas de outros usuários para as contas das crianças.
Além da falta de transparência e persuasão para opções intrusivas de privacidade.
A empresa alegou que, em 2021, tornou contas de usuários menores de 16 anos como “privadas por padrão”. A investigação foi concluída em 2020, por isso, a multa foi mantida.
Não é a primeira vez! O TikTok também foi multado nos EUA em 2019 e no Reino Unido em 2022 por questões de privacidade relacionadas a crianças.
A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, afirmou que apesar de não concordar com o valor da multa, vai garantir mais segurança e entrar em conformidade dentro do prazo estabelecido.
Comments