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Apagão no Brasil: Descubra quais são os seus direitos em caso de danos

Atualizado: 15 de set. de 2023

O apagão da última terça-feira (15), prejudicou milhares de empreendedores e consumidores pelo Brasil


Aos consumidores que conseguirem provar prejuízos pela queda de energia, podem conseguir indenização. Para isso, deve entrar em contato, o mais rápido possível, com a empresa fornecedora de energia e relatar em detalhes sobre os equipamentos ou produtos danificados.


É importante registros de fotos, dia e horário.


A empresa terá um prazo de 90 dias para promover o conserto ou o ressarcimento. A vistoria de aparelhos terá o prazo de 10 dias, caso seja de equipamento que armazene alimentos e medicamentos, o prazo é de 1 dia útil.


Se você vende alimentos perecíveis, por exemplo, picolés, carnes e entre outros. Nesse caso, você deve apresentar todos os cálculos, orçamentos e documentos que possa comprovar o prejuízo.


Se a empresa negar, você deverá registrar suas reclamações no sistema Consumidor.gov.br ou à própria Aneel.


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